Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), hoje celebramos o Dia do Idoso. A data tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde para ter a melhor qualidade de vida na terceira idade.
Para isso, alguns hábitos são essenciais e devem ser incluídos no dia a dia. Confira:
Pratique exercícios físicos regularmente
Isso contribui para reduzir a pressão arterial, para o controle do diabetes, fortalecer os ossos e articulações, além de diminuir os níveis de estresse e contribuir no controle do peso.
Mas, atenção! Toda e qualquer atividade física deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional de educação física.
Pratique bons hábitos: da leitura, da dança, de novos aprendizados
Além de ser um ótimo entretenimento, a leitura estimula a memória. Neurologistas afirmam que realizamos uma maior quantidade de sinapses enquanto lemos, funcionando como uma ginástica para o cérebro e diminuindo as chances de desenvolver Alzheimer. Da mesma forma, hábitos de dança, aprendizagem de novas habilidades como línguas e instrumentos musicais são benéficos
Cuide da sua audição
Muito mais do que um sentido essencial, a audição auxilia na nossa comunicação. São muitos os casos de idosos que após a perda auditiva, se isolam da sociedade, gerando consequências psicológicas. Consulte regularmente um otorrino.
Mantenha uma alimentação equilibrada
O consumo de verduras, legumes e frutas, ajuda na reposição de vitaminas e a se manter mais saudável. Uma alimentação equilibrada auxilia na redução de doenças e na longevidade.