A rinite se caracteriza por uma inflamação na mucosa do nariz, quando alguma substância ou um alérgeno irrita a região, gerando sintomas.
Os mais característicos são coriza, espirros, obstrução nasal e coceira no nariz, olhos e garganta.
O problema pode ser alérgico, quando causado por alguns alérgenos específicos (como ácaros, pólen, epitélio de cão ou gato) e mediados por uma cascata inflamatória bem definida por esse alérgeno em um organismo suscetível; infeccioso (por vírus respiratórios causadores de resfriados, por exemplo), medicamentoso (em especial por uso de gotas de descongestionantes nasais), hormonal (gravidez é o típico caso), ocupacional (por exposição a certos agentes químicos) ou mesmo de origem desconhecida (em que gatilhos não alérgicos como mudança de temperatura ou odores fortes levam a uma hiperatividade da via aérea superior).
O manejo varia conforme a causa. Hoje existem diversas medicações (tanto intranasais quanto via oral) seguras e eficazes tanto para amenizar os sintomas, como para reduzir a inflamação nasal, mesmo que crônica.
Consulte um otorrino, que indicará o melhor tratamento de acordo com o seu caso. Agende a sua consulta com a Dra. Raphaella Migliavacca tocando aqui.