🦠 Muito ainda há para se aprender sobre o novo coronavírus, mas como qualquer doença viral com características de contágio especialmente por gotículas, higiene redobrada, uso de máscaras e medidas gerais de distanciamento social parecem ser os principais aliados para a prevenção de contaminação do vírus.
👃 Além da tosse seca, febre, fadiga e falta de ar, sintomas mais característicos e, às vezes agravantes, da COVID-19, outro sintoma chamou a atenção das equipes médicas: a anosmia súbita. O sintoma é basicamente a perda do olfato em um curto período. O surgimento pode, muitas vezes, passar despercebida. No entanto, isso geralmente afeta também o sabor dos alimentos, já que o olfato tem ligação com a gustação. Em alguns casos, ele foi o único sintoma apresentado, podendo ser o indicativo da presença da doença. A ABORL recomenda isolamento absoluto por 14 dias quando esse sintoma aparece subitamente. Há recomendação de testagem para COVID-19 para complementação diagnóstica em casos de perda de olfato ou paladar (conforme protocolo de cada serviço de saúde de acordo com a disponibilidade de testes).
🧬 Houve também relato de aumento nos casos de AVC em pacientes jovens com Covid-19, demonstrando a interferência da doença em outros órgãos vitais.
💊O tratamento depende muito da idade e gravidade da manifestação, mas, até que se prove o contrário, o repouso, acompanhado de uma boa alimentação e medicação sintomáticas sob orientação médica, sempre associados a medidas de isolamento domiciliar, parecem ser as condutas centrais nos casos leves. Em caso de sinais ou sintomas de agravamento do quadro, é essencial a procura imediata de locais de atendimentos adequados para pacientes suspeitos de COVID-19.