Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para o sucesso dos resultados.
Esse é o momento em que o médico acompanha e avalia a recuperação e cicatrização. Costuma-se recomendar retornos por, pelo menos, dois anos após a cirurgia. Aliás, pessoalmente, eu adoro retornos anuais sem prazo final para ver os resultados de longo prazo.
A rinoplastia é um sonho para muitos pacientes com alguma insatisfação com a estrutura do seu nariz. O procedimento consiste em corrigir questões estéticas, aliando a questões funcionais, a fim de atingir harmonia à face e melhorar a qualidade de vida.
Muitos são os fatores dos quais dependem o sucesso dos resultados, como o planejamento adequado entre paciente e cirurgião ou cirurgiã, a escolha que quem irá lhe operar, atentando à formação adequada e experiência com rinoplastia do médico, e os cuidados pós-operatórios. As consultas após a realização do procedimento fazem parte de uma etapa importante da cirurgia e devem ser respeitadas, já que nesses momentos o médico acompanha e avalia a recuperação e cicatrização, além de tratar eventuais queixas nasais.
Em geral, são solicitados retorno:
- Com aproximadamente uma semana da cirurgia, para tirar o curativo e checar a evolução e, muitas vezes, na semanas subsequentes para acompanhamento de perto de eventuais intercorrências;
- Após trinta dias;
- Após três meses;
- Após seis meses;
- Após um ano;
- E, após, anualmente.
Não é incomum o paciente se sentir tentado a não comparecer na consulta, porque “está tudo bem”. Contudo, vale ressaltar que o “tudo bem” depende desse acompanhamento e sem o qual o cirurgião ou cirurgia não poderá avaliar o progresso e as necessidades de um possível tratamento complementar.
Quais as etapas da Rinoplastia?
A realização da cirurgia compreende as seguintes etapas:
- Pré-operatório
Nessa fase o paciente irá conhecer o cirurgião, falar sobre as suas insatisfações e entender como o procedimento funciona. Uma vez agendada a cirurgia, o médico indicará os exames necessários e as orientações de preparo para o grande dia. - O preparo para a cirurgia
É recomendado o jejum total de 8 horas para sólidos e 4 horas para água, bem como se orienta sobre as medicações que não se deve consumir ou necessitam ser suspensas. Devem ser removidos brincos, piercings, anéis, cílios de alongamento e quaisquer objetos metálicos do corpo. Indica-se, ainda, que não se deve ingerir álcool no pré-operatório. - Pós-operatório
O paciente deve seguir rigorosamente todas as orientações do cirurgião, bem como usar corretamente as medicações prescritas. O curativo não deve ser retirado ou molhado. É esperado ter inchaço e hematomas nas primeiras semanas, devendo ser feitas compressas de gelo nas primeiras 48-72 horas para amenizar os hematomas.
A Rinoplastia é o seu sonho? Toque aqui e agende sua avaliação com a Dra. Raphaella Migliavacca.