Minha área de atuação na otorrinolaringologia não envolve as doenças oncológicas da cabeça e do pescoço, mas vale, e muito, uma reflexão sobre os principais tipos otorrinolaringológicos da doença na semana que ocorreu Dia Mundial do Câncer, no último sábado dia 04/02.
Podendo ser câncer de boca, língua, laringe, faringe, ouvidos, nariz e pescoço, todos esses afetam a região superior do corpo e possuem sintomas parecidos, então fique atento!
Na região da boca podem surgir feridas que não cicatrizam, caroços ou inchaços na bochecha e manchas nas gengivas e na língua. Além disso, as alterações na voz que não melhoram em 15 dias também podem indicar a presença de alguma doença mais séria, assim como dor no ouvido e nódulos no pescoço.
Dentre as formas de prevenção, destaque para evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, além de manter uma dieta saudável. É importante também sempre manter o cuidado com os óculos de sol, priorizando os que possuem proteção UV e, na região da boca, usar sempre dentaduras adaptadas para a sua arcada dentária.
Para o tratamento, recomenda-se um diagnóstico precoce, para que possa ser tratado no início. Dependendo do caso, o tratamento poderá ser cirúrgico, associado ou não a quimio e/ou radioterapia, assim como essas últimas terapia isoladamente. Em razão disso, esteja atento e procure um otorrinolaringologista e/ou cirurgião de cabeça e pescoço.