Os cuidados com o curativo são fundamentais para o sucesso do procedimento.
O curativo ajuda na redução do inchaço, bem como a manter os ossos e cartilagens do nariz devidamente alinhados.
A Rinoplastia é um sonho de muitos pacientes. Tanto porque ela é capaz de melhorar sua qualidade de vida, uma vez que resolve problemas funcionais, quanto por permitir que, no mesmo momento, questões estéticas sejam solucionadas, visando maior satisfação em relação à aparência.
Os resultados começam a ser notados, em geral, a partir da segunda semana após o procedimento, sendo que os efeitos definitivos são observados com 1 ano da intervenção. Contudo, além do trabalho do profissional, claro, os cuidados pós-operatórios são determinantes para o que se espera ver quando o inchaço e os hematomas sumirem. Isso significa, seguir à risca as orientações do cirurgião.
Um desses cuidados se refere ao curativo, que tem como principal função, manter os ossos e cartilagens alinhados e devidamente posicionados. Isso, entre outros fatores, auxilia na acomodação da pele e na redução do inchaço.
Atualmente o único curativo com que o paciente vai para casa, após a cirurgia, é o externo, não se usando mais o tampão nasal, salvo em casos de algum sangramento fora do esperado e com necessidade extrema de tamponamento, o que é bem raro. Ele é feito com micropore e aquaplast, um tipo de plástico termo moldável, e deve ser usado na primeira semana.
Esse curativo não pode ser removido até a consulta de revisão de uma semana, quando então é retirado pelo médico. Após sua remoção, os cuidados pós-operatórios continuam, com as recomendações e medicamentos indicados pelo cirurgião.
Assim, entende-se o curativo como uma fase fundamental para a rápida recuperação e o sucesso da Rinoplastia. Paciência, nesse processo é indispensável!