Muitas doenças podem ser silenciosas e se desenvolver sem apresentar sintomas. Por isso, eleger um médico para chamar de “meu ou minha otorrino” é um passo positivo para sua saúde.
Você sabia que doenças do ouvido, nariz e garganta podem estar relacionadas ao trabalho? Devido à recorrência com que um indivíduo é submetido a determinados causadores, seu desenvolvimento pode passar despercebido.
A data vem no sentido de nos fazer olhar com mais cuidado para nossa saúde e o que estamos fazendo para cuidar bem dela. A proximidade do frio também acende um alerta. As famosas rinites, sinusites, otites, faringites são exemplos de doenças muito prevalentes na população no nosso Estado.
Como saber se preciso de um médico otorrinolaringologista?
Alergias e inflamações são recorrentes nos consultórios dos otorrinos. Os principais sintomas, que levam os pacientes a buscar esse profissional são:
– Dor no nariz, nariz entupido e/ou coriza;
– Problemas estéticos e funcionais no nariz e face;
– Dor e/ou inchaço na face (abaixo dos olhos e entorno do nariz);
– Espirros e tosses;
– Coceira no nariz;
– Dor ou dificuldade para engolir;
– Dor em um ou ambos os ouvidos;
– Ronco;
– Dificuldade para ouvir;
– Sangramento ou pus nos ouvidos, garganta ou nariz;
– Rouquidão.
Alguns desses sinais podem ser indicativos de um problema maior do que um quadro alérgico ou inflamatório. Nós, Otorrinolaringologistas, com auxílio da história clínica, exame físico e exames complementares, somos treinados para detectar desde perdas auditivas até mesmo tumores cabeça e pescoço.
Na Otorrinolaringologia, temos a formação para atendermos de crianças a idosos. Nesse Dia da Saúde, vale o alerta que tanto um público, quanto o outro, merece cuidados, pois doenças como as otites, mais comuns em crianças e as perdas auditivas em consequência da idade, por exemplo, podem desenvolver consequências graves.
Contudo, vale ressaltar que o médico não deve ser consultado apenas ao serem identificados esses sintomas. Isso, porque muitas doenças podem ser silenciosas e não ter sintomas. Dessa forma, deve fazer parte dos seus cuidados de saúde (e da sua família), avaliações recorrentes um/uma otorrino para chamar de seu.
Por fim, vale lembrar que algumas doenças, como é o caso da perda auditiva induzida por ruído, por exemplo, podem ser provocadas pela atuação profissional. Não à toa, algumas ocupações têm em seus cuidados periódicos a realização de avaliações otorrinolaringológicas e de exames audiológicos, bem como orientações para uso de protetores auriculares.
Partiu revisar? Consulte o otorrino de sua confiança e mantenha sempre em dia a saúde do seu nariz, ouvidos e garganta!