Os sintomas de ambas as doenças são muito semelhantes e elas podem ser confundidas.

Independente dos sinais apresentados, o paciente deve submeter-se a isolamento até o diagnóstico, bem como seguir as recomendações médicas e das autoridades de saúde.

Nas últimas semanas temos falado muito sobre a H3N2 (Influenza) e a dupla infecção, ou seja, quando o paciente é acometido pela gripe e pela Covid-19 ao mesmo tempo. Acontece que os sintomas são muito semelhantes e podem ser confundidos mesmo ou podem se sobrepôr.

Antes de falar sobre como identificar cada uma das doenças, é preciso lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio.

Tosse, febre, dores de cabeça e no corpo podem aparecer nos infectados por ambos os problemas. Em geral, os quadros de síndrome gripal, podem indicar a H3N2 e/ou pela Covid-19.

Contudo, esta última pode trazer muitos outros sintomas, como diarreia, cansaço excessivo, perda do paladar e olfato (mais raro na variante circulante Ômicron) e muitos outros. Além disso, dificuldades para respirar e falta de ar podem ser os sinais de um quadro mais grave do coronavírus.

Qualquer que seja a doença, deve ser orientada tão logo seja identificada. Também deve existir os cuidados com a preservação da comunidade, evitando a disseminação dos vírus. Para tanto, ainda antes dos testes positivos, deve-se manter isolamento. Confirmada a infecção por uma ou outra doença (ou ambas), é preciso notificar as autoridades de saúde e seguir em isolamento, até o tempo recomendado pelo médico assistente.

É bastante difícil fazer a diferenciação, mas alguns sintomas podem ser mais comuns em um ou outra doença, o que não significa que não possa aparecer em quaisquer delas.

Covid-19

Tende a se apresentar por um tempo mais prolongado, sobretudo a tosse e o cansaço demasiado. Febre baixa, perda do paladar e olfato (mais raro na variante atualmente circulante, Ômicron), diarreia, e, em casos complicados, falta de ar e dificuldades para respirar também são mais comuns nesta doença.

Influenza (H3N2)

Esse subtipo de gripe pode apresentar tosse seca, coriza, espirros, dores de garganta e febre mais elevada.

Por fim, vale ressaltar que ambas as doenças têm sinais como dores de cabeça e no corpo, além de tosse persistente. Ainda, sentindo sinais que possam indicar ambas as patologias, deve-se contatar seu médico para orientações.