No último sábado, iniciou o outono. Com ele, o clima começa a mudar. As temperaturas passam a ficar mais amenas e a umidade do ar também reduz.

Por ser uma estação de transição, há muitas variações de temperaturas, que ora estão mais altas, ora mais baixas. Isso acontece num único dia, trazendo alguns desafios à saúde.

Devido a esses fatores, as infecções respiratórias são muito comuns nessa época do ano, principalmente as gripes e resfriados. Além dessas, otites, sinusites e rinites também costumam dar as caras no outono.

Alguns cuidados devem ser tomados , tais como evitar aglomerações (o que é essencial em tempos de pandemia), não ficar em locais fechados e com pouca ventilação, evitar contato com pessoas doentes, lavar as mãos frequentemente, manter-se sempre bem hidratado, com uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas, além da vacinação contra os vírus respiratórios que possuem vacina específica.

Caso surjam sintomas em ouvidos, nariz ou garganta, busque atendimento com o otorrino de sua confiança, para o correto diagnóstico e tratamento. Tocando aqui, você pode agendar sua consulta com a Dra. Raphaella Migliavacca.