Hoje é o Dia Mundial da Saúde. A data, que visa conscientizar sobre a prevenção de doenças e a importância de manter hábitos saudáveis, tem ainda mais relevância em meio à pandemia que vivemos. Isso, porque muitas pessoas têm apresentado sintomas de ansiedade, distúrbios do sono, problemas com a alimentação (comer de mais ou de menos) e outros.
Estas dicas simples vão te ajudar a fortalecer sua imunidade e garantir sensação de bem-estar em um momento de tantas inseguranças. Confira:
1. Preste atenção ao que come e pratique exercícios físicos
Sim, essa é a recomendação mais comum entre os médicos e demais profissionais da saúde. Isso se deve à sua tamanha importância. Em momentos de ansiedade, é muito fácil comer de mais ou mesmo, não se alimentar adequadamente. Ainda, a prática regular de atividades físicas garante saúde e qualidade de vida.
2.Cuide da sua saúde mental
Em tempos de confinamento e tantas incertezas, nosso emocional pode ficar abalado. Portanto é essencial cuidar da mente. Permita-se uma pausa e momentos de lazer, aprecie suas músicas preferidas, assista a um filme, se divirta com aqueles que você pode ter por perto e converse mesmo a distância com quem não pode.
Se sentir que precisa de mais ajuda, não deixe de buscar um profissional qualificado, há excelentes colegas nessa área.
3. Durma bem
A ansiedade por tudo que estamos vivendo pode ser uma vilã para o nosso sono, agravando problemas já existentes ou ocasionando novos. Um conjunto de bons hábitos, que chamamos de higiene do sono, são aliados nesse processo. Procure ter uma rotina com horários para dormir e para acordar; evite o consumo de telas, pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama; evite comidas pesadas, bebidas alcoólicas, café e chimarrão à noite.