🚨 Campanha de vacinação contra a gripe 2020 é ANTECIPADA, com início das ações na próxima segunda-feira 23/03/2020! Mas não por isso você vai se aglomerar para tomar a vacina, ok? Use o bom senso!!!
💉 O governo federal antecipou a vacinação contra a gripe (Influenza, H1N1..) visando a prevenção desses vírus, que poderiam gerar um aumento da busca por atendimento nas emergências hospitalares, impactando no atendimento aos pacientes com suspeita/confirmação do COVID-19, bem como a sua propagação. Ou seja, o objetivo da antecipação do calendário é para REDUZIR aglomerações no sistema de saúde, especialmente emergências. Mas fazer a vacina da gripe NÃO É UMA EMERGÊNCIA (= situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo imediato). Ela NÃO VAI TE IMUNIZAR PARA O CORONAVÍRUS, nosso inimigo HOJE (pois não temos ainda defesas contra ele por ser um vírus novo na comunidade).. vai te IMUNIZAR PARA OS PRINCIPAIS VÍRUS RELACIONADOS A INFLUENZA e você deve sim fazer ANTECIPADAMENTE esse ano, mas sem uma correria desenfreada.
➡ DICA PESSOAL: não precisa tirar teu velhinho de casa já na segunda-feira no primeiro horário, colocá-lo em fila e aglomerações. Espere uns dias para ver como cada posto, clínica ou farmácia vai se organizar, pois esses estabelecimentos certamente estão preocupados com a questão de evitar aglomeração e às vezes precisam de uns dias tipo “projeto-piloto” para esse organização da melhor forma. EM RELAÇÃO A ISSO, CALMA 🙏🏻
Entenda como irá funcionar a campanha no setor público A PARTIR de 23/03/2020:
🧑🏽🦳👨🏻🦳🩺 A prioridade, nesse primeiro momento, são os idosos e profissionais da área da saúde. Inclusive, para IDOSOS, há possibilidade de receber a vacina em FARMÁCIAS, de forma gratuita pelo SUS (em Porto Alegre estão credenciadas para esse serviço a rede Agafarma, Panvel e São João).
🧑🏻🏫👨🏾🏭👨🏻🚒💊 A partir de 16 de abril, a campanha se amplia para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma,…) e imunodeficientes.
👶🏼🧒🏾👱🏼🤰 Por fim, no dia 9 de maio a vacinação passa a ser oferecida às crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos, indígenas, gestantes e puérperas. É também nessa data que ocorre o Dia D, focado em atender a todo o público alvo da campanha.
🦠 Lembrando: essa vacina NÃO protege contra o Coronavírus, mas ela é importante para evitar que outras doenças respiratórias ocasionem uma sobrecarga no sistema de saúde, piorando o cenário atual.
📎 Se você se enquadra nos grupos de risco, não deixe de procurar um posto de saúde para se vacinar (e se você não se enquadra, INVISTA NA SUA SAÚDE e faça na rede privada) e não se esqueça; mantenha distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas, faça a higienização das mãos, utilize álcool gel e evite aglomerações. Previna-se!